Blog

  • 10/08/2012 00:53

    Na Imprensa

    Material divulgado na imprensa em geral a respeito do artista plástico D. Serra. Siga os links:

    GAZETA DAS CIDADES

    https://www.gazetadascidades.com.br/petropolis-noticias/843-dserra-um-dos-pilares-as-artes-petropolitanas

    Facebook:

    https://www.facebook.com/deusimar.sousa.serra

  • 09/08/2012 17:28

    Comentários

    Você pode ler as novas postagens nesse blog via

    RSS Feed.

    Esse blog está sendo iniciado com alguns comentários de épocas passadas, feito por grandes amigos.

     

    Avalanche de paroxismo

    De: Djnr — Escritor Rio de Janeiro.

    Data: 06/02/2002

    Nem tanto ao mar nem tanto a terra. D serra volta à cena! Vamos reencontrá-lo com o seu motivo condutor latente, a mostrar como parece sempre, o encontro, ou o pior, o choque brutal de um fim com um começo, dos nossos séculos! Como se repetidamente viesse trazer o seu testemunho - Nada promete e o futuro... Não vai diminuir o desconforto do ser. Desnecessário é mergulhar nas suas telas com o olhar perdido de freqüentador de exposição artística. Tudo é evidente. Imediato.

    A sua obra funde as incontáveis visões da aventura humana com acusações e denúncias deste mundo contemporâneo. D Serra não optou pelo caminho fácil do hermetitismo, uma epidemia nas obras dos artistas modernos. Seu encontro é com o caótico, o irreverente, o excêntrico.
    Com a diferença, Ou melhor, com a inovação. O curioso nesta criatividade libertária surge quando derrama as tintas como se fossem lágrimas. De paixão ou de ódio, explodindo em seu interior. E com uma particularidade inédita. Traz para o foco das suas apreensões, o homem atormentado por uma sexualidade exagerada. Muitas e muitas vezes, o erotismo excede na plástica das suas cores. Um consolo para o paroxismo? Talvez. Também surpreendente nele é como pode resistir à avalanche de estímulos e não se entregar, não cair em tentação.

    Sujeitar-se ao comodismo de um estilo único, de uma interpretação para sua pintura. Abstencionismo? Seria fácil aportar por aí, pois o que ferve e desnorteia em D. Serra, é o descompromisso. O desregramento dos seus temas. Uma vez somente esta postura diante do mistério que o mundo carrega, passa redefinir o verdadeiro homem que perambula nestecontextos existenciais, caóticos. Ele mesmo, inclusive. Petrópolis não perde por esperar. Os pesadelos do seu pretenso sono imperial... Estão no cavalete.

     

    Beleza metafísica

    De: Paulo Brand UERJ - Compositor, Cravista e artista plástico.

    Data: 26 de maio de 2004

    Amigo D.Serra, estou ainda repensando o seu trabalho por ser uma vivência estética consciente, mas muito exclusiva e com certos momentos até impactante. Não comento as técnicas nem os materiais porque vc os domina magistralmente. Prefiro ater-me às impressões não estéticas, mas, sobretudo emocionais. Sua obra reflete um emocional altamente atento ao mundo exterior com suas belezas e feiúras que vc assimila e é capaz de reinterpretar com criatividade, colocando o expectador menos avisado ou preparado em estado de choque. Interpreto essa postura do expectador com uma falta de contato com uma arte que não é gratuita, mas, produto de um artista que não se detém no tempo.

    Você, além de culto e bem centrado no seu momento histórico sempre avança além das suas próprias expectativas. Em quarenta anos de arte, vc não se repete e surpreende com sua atualização, assim como com as suas temáticas. Seu trabalho surpreende por esse estado de insatisfação com o banal, o medíocre. E essa inquietação carrega sua obra de mensagens sempre atuais e por vezes chocantes, para aqueles que sempre esperam ver um mundo cor-de-rosa. Suas cores, tonalidades e nuanças escondem reflexos que brotam do inconsciente após um processo de amadurecimento dos estímulos do mundo exterior.

    Seu trabalho vai  além de uma mera necessidade de criar para concretizar-se nessas telas de uma beleza metafísica que só os que fazem da vida uma arte e da arte uma vida são capazes de produzir. Que essa chama que alimenta sua produção artística se fortaleza cada vez mais. Um abraço e a honra de tê-lo como amigo e colega.

     
    Luminoso imaginário

    De: Manduca - Compositor, cantor, e artista plástico e artista plástico

    Parece-me tão evidente a identificação entre D. Serra e sua pintura que chego a pensar na possibilidade do acrílico secar e ele ficar sem ter como sair de dentro da tela, tornando-se personagem do seu luminoso imaginário.

     

    Artista Multimidia

    De: Kemp – Cartunista

    O Serra é antes de nada mais um artista multimídia! Consegue trabalhar com pintura,  escultura e ainda passeia pela poesia maravilhosamente.

     

    Arte underground

    De: Sebastião Serra / Escritor

    D. Serra joga com as cores do underground; das ações e reações, sua emoção.

     

    Homem Singular

    De: Carlos Eduardo Serra - Engenheiro de Produção

    D. Serra é um homem singular... Um indivíduo onde por trás de um surrealismo sicodélico, com uma imagem forte, e dinâmica, que divide momentos de contestação com a admiração e a busca pelo real sentido dos acontecimentos que cercam a mera existência, se esconde umas pessoas doce, educada, solidária e de uma inteligência acima do normal.

     

    Talento sem igual

    De: Rose M. Sousa Serra - Doutora e Mestra em Serviço Social

    Autora do Livro: Crise de Materialidade no Serviço Social Cortez Editora SP – Data: 2000

    D. Serra é meu irmão; lembro-me dele nas brincadeiras de infância, sempre criativo e  inventando novidades. Na juventude revelou seus primeiros traços de artista - surgiu o poeta, como é a tradição dos maranhenses. Anos depois nos apresentou o seu novo talento - o pintor.

    No decorrer de 80 e 90, sua pintura amadureceu, aprimorou-se e o estilo se firmou. Hoje, é um talento a ser desfrutado e eternizado.

     

    Super homem

    De: KroArt - Editores - Rio - 1997

    Uma das obras do autor de Confissões de Um Super Homem.

     

     

     

Contato

D.Serra (Deusimar Serra)

55 (024) 2245-8976
55 (021) 8798-8976

DSerra© 2012 Todos os direitos reservados. Por Jaime Moreno

Crie um site grátisWebnode